Produzindo reportagens. Compartilhando informações e promovendo reflexões!

Os alunos do 8º ano receberam a proposta de realizar uma série de reportagens audiovisuais com o tema estereótipos, preconceitos e discriminação, com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar para construir conhecimentos e opiniões que diminuam os preconceitos e a discriminação em nossa sociedade.

Para que as reportagens sejam elaboradas, muitas habilidades são desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa. Os alunos precisam seguir os passos de uma verdadeira equipe de reportagem e tudo se inicia com as pesquisas e estudos sobre esse importante gênero. Esse estudo envolve desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita e redesign, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos entre muitas outras competências.

Ao produzir, além da temática tratada, os alunos aprofundam seus conhecimentos sobre as etapas necessárias para se colocar uma reportagem de qualidade no ar, como torná-la publicável e interessante para seus possíveis telespectadores e principalmente como fazer isso de uma maneira interessante e com uso correto de todas as técnicas de uma verdadeira equipe profissional.