Mostra Cultural Interação – A Copa do Mundo em destaque

O evento aconteceu e foi um sucesso.3 Os pais que tiveram a oportunidade de visitar a Mostra Cultural Interação no último dia 24/06, puderam apreciar os trabalhos, debates e explanações de nossos alunos. Desde a Educação infantil até o 9º ano, todos apresentaram as várias facetas e desdobramentos que esse tema trouxe para as salas de aula.

Nossa escola não podia deixar passar esse tema “Copa do Mundo” como objeto de estudo para o Projeto do 1º trimestre. Um tema rico, pois nos possibilitou trabalhar várias áreas do conhecimento mesclando os vários sentimentos que esse evento traz à tona: patriotismo, orgulho, preocupação, crítica, dúvida…  Como assim? Explico melhor:  A escola foi realista ao trabalhar o tema: ao mesmo tempo em que a educação infantil ficou sabendo um p57ouco mais sobre o que era a Copa do Mundo, durante a mostra cantou seu amor ao Brasil e ofereceu um minimuseu do Futebol aos visitantes;   o Ensino Fundamental I pesquisou muito e ficou sabendo muitas curiosidades: conquistas do Brasil nas Copas do Mundo, quem são nossos adversários; estudaram sobre as cidades brasileiras que sediarão a copa no Brasil.  Coube ao Fundamental II ir mais fundo nessas pesquisas e descobrir o lado B dessa história: quais são os impactos ambientais e tecnológicos que a copa causa aos países que a sediam; os problemas que a execução desse evento tem causado ao Brasil, o montante de dinheiro que foi gasto; os movimentos sociais e manifestações contra o evento.

1Enfim, a Mostra retratou um pouco a mescla de sentimentos que a Copa do Mundo tem suscitado nos brasileiros.  Penso que precisamos tentar recuperar o orgulho deste nosso Brasil; o amor pela pátria, que anda um pouco em baixa. A canção que nossas crianças do 1º ano cantaram tão lindamente: “Eu te amo, meu Brasil, eu te amo, meu coração é verde, amarelo, branco, azul, anil” nos faz pensar um pouco o quanto esse sentimento precisa ser resgatado . Nossa autoestima enquanto brasileiros está pequena: triste, isso.  Afinal, o Brasil somos todos nós: tem muita gente boa que faz este Brasil ser tão gigantesco, bonito e generoso: tanta gente que trabalha arduamente, honesta, que cumpre suas obrigações. Este é o Brasil verdadeiro, do qual devemos nos orgulhar. Cabe a nós fazer com que ele fique cada vez melhor. Nós, do Interação, vamos fazendo nossa parte, trabalhando  para que nossos alunos sejam cada vez mais pessoas participativas, com espírito crítico e assertividade. Além disso, as eleições estão aí, uma oportunidade que temos de exercitar nosso direito de ter um país cada vez melhor e que traga de volta o nosso amor e orgulho pela Pátria Mãe.29

Um abraço

Elvira Russo de Paula