“LER RECITAR E ENCANTAR”

Os alunos do Infantil estão conhecendo os poemas de Lalau e Laurabeatriz, autores altamente recomendados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Essenciais na literatura infantil, os trabalhos de Lalau e Laurabeatriz são complementares. Ele inventa rimas e versos, e ela os transforma em imagens. “Ilustrar é sempre uma viagem. Eu embarco com a minha bagagem, e vamos viajando…”, descreve a ilustradora Laurabeatriz. Para Lalau, escrever poesia para crianças é uma deliciosa brincadeira! “Procuro levar ao pequeno leitor muito mais do que a rima pela rima, mas sim o inusitado, a surpresa, as múltiplas possibilidades de uma mesma palavra. A criança gosta disso, e tem grandes chances de fazer com que a palavra seja um brinquedo lúdico e companheiro de todas as horas. O amor pela leitura está intimamente ligado a isso. Qual criança no mundo não gosta de brincar e se divertir?”, conta o poeta.

Fonte: Educar para Crescer.

O trabalho com este gênero literário na Educação Infantil possibilita que os pequenos aprendam a apreciar e recitar as poesias e se divertirem com o jogo de palavras presente neste tipo de texto.

Além de nossas rodas diárias de leitura e da proposta de troca de livros entre os alunos, queremos proporcionar sensações nas crianças para que possam reconhecer a beleza das rimas, da poesia, e que tenham contato com diferentes tipos de texto desde muito pequenas.

Por meio dos livros de Lalau e Laurabeatriz, apresentamos, de forma lúdica, textos ricos e apropriados para as turmas do Infantil, que falam principalmente de bichos e do meio ambiente com rimas divertidas e inusitadas.

Ao longo do projeto nossos pequenos poetas farão apresentações  recitando os poemas para as outras turmas da escola e farão um sarau para os pais no Sábado Literário. Também ilustrarão seus poemas favoritos transformando-os em um livro e, principalmente, se encantarão com as expressões utilizadas pelos autores, assim como fizeram na poesia “Mar”.

NO MAR,

TEM SIRI E OSTRA,

MARISCO E LAGOSTA,

BICHOS BONITOS,

BICHOS ESQUISITOS.

O MAR

É LINDO E GOZADO.

A GENTE ENTRA DOCE

E SAI SALGADO.

(Lalau e Laurabeatriz).

Em breve teremos muitas novidades!

Nosso projeto já é um sucesso…

Professoras do Infantil.