Qual a importância do trabalho com o nome próprio no Infantil I?

Desde pequenas, as crianças têm contato com a escrita, por exemplo, observando os adultos escrevendo, as placas de trânsito, os folhetos de supermercado, o cardápio do restaurante, as caixas de brinquedos, as regras das brincadeiras, os livros de histórias e etc.

A partir deste contato com a escrita a criança passa a ter curiosidade sobre o mundo letrado e uma forma de iniciar este contato é o trabalho com o nome próprio, que é muito significativo para as crianças, pois percebem que algo é só seu, que sua identidade é única.  Percebem que na escola o seu nome é representado para identificar os seus pertences, como mochila, lancheira, materiais e etc… E aquele conjunto de letras faz sentido quando precisam escrevê-lo.

O papel do professor é ampliar, de maneira significativa a inserção das crianças no “mundo” da escrita. E começar pelo nome da criança faz todo sentido, pois é uma palavra estável, sempre está escrita do mesmo jeito e fica fácil localizá-lo entre os nomes dos outros amigos, percebendo a diferença das grafias das letras e dos sons.

A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas da criança, que entra no mundo das letras. Para ela, o conjunto de letras que compõem seu nome o representa e proporciona a percepção de si como um ser social.

A partir da escrita de seu nome a criança, com as intervenções do professor, passa a escrever outras palavras, testa ideias, pensa e aprende. Aos poucos, se apropriando do sistema de escrita.

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