Roda das Escolhas

Brigas, conflitos e disputas são comuns entre irmãos dentro de casa, entre colegas na escola, e em diversos momentos da vida.
Nossos alunos do 1° ano aprenderam uma ferramenta incrível para resolver esses conflitos de maneira respeitosa e eficiente – a Roda das Escolhas.
Junto de suas professoras, as crianças pensaram em problemas e situações de conflito que acontecem no dia-a-dia:
– “Quando não ouvimos a prô”
– “Um problema vai ser se alguém chutar um amigo ou brigar”
– “Alguém se machucar no parque”
– “Ficar conversando quando a prô ta explicando.”
– “Correr e gritar no corredor”
Após identificarem os problemas, as professoras então pediram às crianças que sugerissem soluções. Todas foram anotadas em uma cartolina, e por fim a turma escolheu 8 dessas soluções para compor a Roda das Escolhas. Algumas delas foram:
– “Podemos pedir ajuda para o amigo quando acontece alguma coisa ou chamar a prô”
– “Conversar com o amigo quando brigar”
– “Avisar o amigo quando acontecer algo errado, se ele correr, gritar”
– “Pedir desculpas para o amigo”
– “Ajudar meu amigo a se acalmar”
Com as melhores soluções escolhidas, as crianças então construíram a Roda. Recortaram uma cartolina em formato circular, desenharam as raias e escreveram uma solução em cada raia.
Assim, sempre que um problema ou situação de conflito acontecer, as crianças deverão ir até a Roda, e escolher uma das soluções contidas nela.