Você tem percebido que seu filho anda muito ansioso?

Agir de forma impulsiva é um problema que mesmo adultos enfrentam durante a vida, então, é normal que as crianças passem por isso de uma forma ou de outra enquanto se desenvolvem.

Para ajudar a evitar essa situação e reduzir os momentos de ação impensada, existem algumas dicas que os pais podem seguir para ajudar os filhos.

Busque reforçar relações de afeto e respeito

Essas são as bases de um relacionamento saudável, ainda mais quando falamos de família, onde é normal haver diferenças, mas é importante lembrar que se relacionar no dia a dia pode demandar diferentes comportamentos, embora o respeito e o afeto sejam essenciais.

Incentive momentos de reflexão

Refletir deve ser o primeiro passo antes de tomar qualquer decisão, então é importante incentivar que as crianças e os adolescentes adquiram o hábito de refletir. Uma situação ideal é quando ela recebe o tão esperado ‘Dinheiro da mesada’, A ânsia de realizar um desejo imediato em pouco tempo é substituída pela sensação de que não valeu tanto a pena. Então incentive a analisar os objetivos e controlar as reações impulsivas.

Ensine a praticar a escuta

Ouvir faz parte da conversa tanto quanto falar. E saber ouvir é uma grande virtude. Quem nunca entrou em uma discussão (por mais banal que fosse) antes de escutar tudo o que a outra pessoa tinha para falar? Isso acontece mais do que a gente imagina! E como praticar a escuta? Tenha tranquilidade para explicar as coisas, chamando a atenção do seu filho para escutar o que você ou outras pessoas falam antes de ter qualquer reação.

Incentive a autonomia

Já praticamos isso durante o ensino híbrido, mas é importante que em casa esse tema também seja abortado, você pode, por exemplo, estimular que ele comece a realizar algumas atividades por conta própria — tomar banho, comer, arrumar o quarto, vestir a roupa, fazer tarefas escolares etc. — é uma excelente ideia.

Ensine a melhor forma de resolver problemas

Como os problemas que aparecem a cada dia e em cada família são diferentes, é complicado apontar uma fórmula mágica para solucionar tudo. Aliás, muitas vezes, nem a própria família consegue resolver as dificuldades que seus filhos passam. Pensar antes de agir é um ótimo conselho para enfrentar as adversidades.

Use métodos de comunicação assertiva!

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar suas ideias e seus pensamentos com clareza, principalmente para atingir os objetivos que se pretende em cada conversa. Exercitar essa capacidade é extremamente importante para o equilíbrio e a saúde dos relacionamentos dos pequenos.

Ajude seu filho a controlar a raiva e a frustração

Sentimentos ruins são naturais, mas é importante tentar manter o controle emocional. Esse é um aprendizado que levamos para toda a vida, para as crianças, pode ser um pouco mais difícil de absorver, mas a maturidade acompanha esse desenvolvimento

#dicas #paisefilhos #educacao #aprendizado #pensar #agir #impulsividade #respeito #amor #relacionamentos #escola #educacao #escolainteracao